terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Fim do chocolate está próximo, essa delicia pode não existir mais !


Fim do chocolate está próximo: estudo prova que cacau pode entrar em extinção.
O fim do chocolate
Mais chocolate para mais gente

Sim, é possível que, um dia, o chocolate deixe de existir. Isso porque o solo do continente africano, que é responsável por mais de 70% da produção mundial de cacau, está mudando com a ação do sol, e ficando cada vez mais esgotado.

Na Costa do Marfim os fazendeiros não estão acompanhando o ritmo da demanda, que cresce cada vez mais.
O consumo de chocolate cresce numa média de 2% ao ano. A industrialização de países emergentes, como Índia e China, faz com que a proporção do ritmo de crescimento aumente.
Só a Costa do Marfim produz 1/3 das sementes de cacau de todo o mundo. E, para atender à demanda de produtores de chocolate, muitos fazendeiros têm derrubado outras espécies de planta para plantar mais cacaueiro.

Em curto prazo, isso tem funcionado, mas por um preço que pode ficar mais caro lá na frente: com essa forma de cultivo, o solo fica mais pobre e, além do mais, o cacau não floresce como se deve. A forma correta de cultivá-lo é em florestas, à sombra de árvores mais altas.
No meio disso tudo, há outro problema: as formas de produção atuais são mais propensas às pragas, que podem devastar plantações inteiras de cacau.
Enquanto isso não acontece espero que as empresas lancem cada vez mais delicias de chocolates eu não quero acreditar que isso possa acontecer e vocês oque acham? 
Será que os chocolatras de plantão estão por ai para começar o desespero junto comigo??!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário