domingo, 19 de agosto de 2018

*** Festival de cinema Gramado/RS Kikito ***




O Kikito é o simbolo do premio máximo concedido no Festival de gramado. 

O nome foi assim atribuido a Elisabeth Rosenfeld, uma artesão da cidade de gramado, que a mesma foi a responsável pela criação da estatueta, inicialmente foi simbolo da cidade e mais tarde tornou-se o troféu do festival.
O Kikito é uma figura risonha, um "deus do bom-humor", com 33 centímetros de altura, fabricado em bronze.



A trajetória do Festival de Cinema de Gramado acompanhou todas as fases do cinema nacional. “Se olharmos para a história do Festival, podemos saber como foi o nosso Brasil e o nosso cinema nos últimos 40 anos”, atesta o diretor Fernando Meirelles. Em 1992, com a internacionalização, o evento também passou a fazer um panorama da produção ibero-americana, ampliando seus horizontes cinematográficos. Agora, fortalece a cada ano o título de maior festival de cinema ininterrupto do Brasil, sempre se adaptando a novas tendências do audiovisual e trazendo os novos olhares de um cinema brasileiro contemporâneo e em constante mudança.

Atriz Mariana Ximenes 
Filme O Grande circo mistico


Mesmo com as necessárias mudanças, a essência permanece, já que, em mais de quatro décadas, o Festival de Cinema de Gramado foi palco de momentos significativos para a história e a afirmação da arte cinematográfica no país. Tudo começou em 1973, quando o evento foi oficializado pelo Instituto Nacional de Cinema. A primeira edição, que surgiu da união da Prefeitura Municipal de Gramado com a Companhia Jornalística Caldas Júnior, a Embrafilme, a Fundação Nacional de Arte e as secretarias de Turismo e Educação e Cultura do Estado, aconteceu de 10 a 14 de janeiro de 1973, já com a disputa pelo Kikito, o “Deus da Alegria”, cuja estatueta foi criada por Elizabeth Rosenfeld, grande incentivadora do artesanato gramadense.
                                              Ator Bruno Giassoni, prestigiando o festival

As primeiras edições, realizadas no verão, foram marcadas por sensacionalismo, nudez e estrelas que buscavam fama e reconhecimento na Serra Gaúcha. Com a chegada dos anos 1980 e o aprimoramento das discussões sobre arte e cultura nos diversos espaços, o evento conquistou o título de um dos maiores do gênero no País. Já no início dos anos 1990, com a posse do governo de Fernando Collor, o Brasil presenciou um processo de quase extinção da cinematografia nacional. Para sobreviver, o Festival se tornou internacional com uma edição ibero-americana, realizada entre 15 e 22 de agosto de 1992. A nova fórmula internacional, inédita no Brasil, foi aprovada, dando novo significado ao evento, agora com sua data fixada sempre na primeira quinzena de agosto.

                             Ator Jesuita Barbosa do elenco do filme O Grande Circo mistico

Com o Festival de Cinema de Gramado, a Serra Gaúcha se tornou palco de debates e importantes encontros entre artistas, realizadores, estudantes, pesquisadores de cinema, imprensa e público em geral. Importantes nomes do cinema nacional e ibero-americano foram celebrados com Kikitos ou homenageados com troféus como Oscarito, Eduardo Abelin, Cidade de Gramado e Kikito de Cristal. Othon Bastos, José Wilker, Sônia Braga, Lucélia Santos, Fernanda Torres, Marieta Severo, Hugo Carvana e Marília Pêra são alguns dos atores que têm o Kikito em casa. Em nível internacional, Pedro Almodóvar, Juan José Campanella, Javier Bardem, Marisa Paredes e Norma Aleandro já foram consagrados.

                                         Atriz Adriana Esteves e elenco do filme Benzinho

Em sua edição de 40 anos, realizada em 2012, o Festival se reinventou com um perfil mais democrático e inúmeras mudanças, onde a figura do presidente deixou de existir e as entidades de cinema ganharam maior participação. 

Atriz Marieta Severo prestigiando o festival


Outros fatores foram fundamentais na construção da nova fase do Festival de Gramado, como a volta da exibição dos curtas gaúchos no Palácio dos Festivais e ingressos mais baratos para todas as exibições. Em 2014, a Gramadotur, autarquia municipal responsável pela realização dos eventos públicos de Gramado, passa a estar à frente do evento, conferindo mais transparência ao Festival.

Orquestra sinfônica de Gramada em apresentação




Confira a programação no site oficial do festival : Programação oficial

Compre seu ingresso :  Ingressos

3 Beijos e 1 Dica
By Nani Hammer 

22 comentários:

  1. Que máximo esse festival em Gramado, é um evento belíssimo onde se reúne as celebridades, vou conferir a programação no site bjs.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Gramado já é um lugar marvilhoso, imagina com im festival assim, realmente nao tem comparação

    ResponderExcluir
  3. Uma cidade incrivel oferecendo eventos espetaculares! Quer combinaçao melhor?
    Parabens pelo post!!

    ResponderExcluir
  4. Muito legal conhecer a história da premiação.
    Deve ser um período bem legal para visitar Gramado. Além das paisagens belíssimas, ainda podemos dar de cara com um dos nossos atores favoritos.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Alineland

    ResponderExcluir
  5. Uau que sucesso esse festival, morro de vontade de conhecer Gramado, ja esta na minha lista de desejos de viagem

    ResponderExcluir
  6. Adoroo acompanhar as noticias do festival de Gramado, é incrível ver nossas produções lindas e maravilhosas em destaque <3

    Beijos,
    Chrisspey

    ResponderExcluir
  7. Esse festival é muito bom para valorizar a cultura brasileira. O Kikito é mais que merecido aos ganhadores. Gostei do post. bj Verônica Alves

    ResponderExcluir
  8. Evento belíssimo, cheio de arte e cultura, aqui na minha cidade tem um parecido, não nessa proporção como o de Gramado, e por falar em Gramado, que cidade linda

    ResponderExcluir
  9. Esse evento é muito comentado.
    Gramado é lindo e esse festival sempre rende umas notinhas nos programas de tv, ótimos atores se fizeram presente no evento.

    ResponderExcluir
  10. O Festival de Cinema de Gramado é incrível e muito conhecido pelo mundo, amei seu post! Gramado é lindo e quero muito conhecer e saber mais da cultura do lugar. São vários nomes incríveis e muito conhecido da nossa dramaturgia brasileira.

    ResponderExcluir
  11. Que top ese evento em Gramado, nao sabia e achei super badalado.top!

    ResponderExcluir
  12. Uauu obrigada por compartilhar conosco todas essas curiosidades acerca deste premip que se equipara no Brasil ao famoso osOsc e na na da nada sobre a criação deke, pois incentiva a cultura do nosso cinema.bjs

    ResponderExcluir
  13. Que lindo esse festival ne
    Eu tenho vontade de conhecer Gramado

    ResponderExcluir
  14. Esse Festival de Gramado é tudo de bom, ainda quero visitar.
    É uma honra para os atores receberem o Kikito.
    Bjinhos,
    www.prosaamga.com.br

    ResponderExcluir
  15. Sou estudante de Audiovisual e um dos meus maiores sonhos é conhecer esse festival. Tenho fé que um dia estarei prestigiando esse evento!


    Xoxo,
    Abby
    Blog Linhas Tortas

    ResponderExcluir
  16. Sou louca para ir. Quando sai as fotos, é para matar qualquer um de vontade. hahaha amei o post.

    ResponderExcluir
  17. Ah que legal! Tenho maior vontade de ir e acompanhar de perto o festival, deve ser uma experiência incrível!!

    ResponderExcluir
  18. www.bolavita.fun Situs judi Online Menyediakan Deposit menggunakan GO PAY !

    Rahasia Dan Tips Judi Online
    Bolavita Situs Judi Online yang menyediakan Berbagai Jenis permainan lengkap..

    Pendaftaran Free ! untuk informasi selengkapnya hubungi :
    WA : +62812-2222-995
    BBM : BOLAVITA

    ( Online Setiap hari / Tanpa Libur / 24 Jam Nonstop siap melayani Anda )

    ResponderExcluir
  19. Que lindo, fiquei com muita vontade de conhecer Gramado!!

    ResponderExcluir